Fazendo o que precisa ser feito

O mês de fevereiro é um mês curtinho e ainda tem o fim do horário de verão e a semaninha de carnaval com feriado e tudo! Isso significa que é um mês que passa muito, mas muito rápido. Veja só, hoje já é dia 05. Vamos então fazer o que realmente precisa ser feito, sem perda de tempo, sem enrolar, sem procrastinar?

Já que é um mês curto, com apenas 28 dias, e muitos voltam às aulas ou ao trabalho, para quem trabalha fora e estava de férias, vamos nos organizar e nos dedicar àquelas resoluções que fizemos há poucas semanas no início do ano?

Quanto que você já se dedicou às suas metas de 2018? Já deu o primeiro passo para torná-las reais?

Eu tenho diversas metas para esse ano, metas grandes inclusive, e para as quais eu já dei alguns passos em direção ao alcance delas. Comecei dividindo cada meta em pequenas ações diárias, e para me ajudar a executar cada ação eu estou usando o famoso 'habit tracker', ou em bom português 'controle de hábitos'. Geralmente feito em uma planilha, mas que pode ser feito uma tabelinha simples, à mão mesmo, onde o objetivo é motivar a formação de novos hábitos. Eu pinto de verde o que consegui fazer no dia e de vermelho o que não consegui. Tem que faça use uma bolinha e um xis, o legal é que conforme vamos preenchendo vamos nos motivando a melhorar. Abaixo a foto do meu, no início de janeiro de 2018, que postei no Instagram.
Como eu sou a louca dos números, é claro que não faria apenas o meu controle de hábitos, eu faço também estatística, conto quantos hábitos consegui cumprir no dia, no mês quantos eu consegui e quantos não consegui, e calculo o percentual, tenho guardado os números desde setembro de 2017, e assim consigo comparar minha evolução em alguns hábitos importantes. Se quiser saber mais, clica nesse link aqui, que a Maki explica muito bem sobre o habit tracker. 

E vamos à algumas explicações antes que venham as perguntas 😀:

Hábito 1: eu costumo ler mais do que uma hora por dia, mas essa meta é para ficar lendo durante uma hora sem me interromper kkkk. Sim, porque na maior parte das vezes leio uns 15 minutos e interrompo para ver alguma coisa no celular, ou fazer algo na casa, ou dar atenção para minha filha. Esse hábito 1, significa tirar um tempo específico para leitura, em um horário que não serei interrompida, e onde a leitura flui mais. Geralmente faço esse horário de madrugada e leio livros técnicos que exigem mais da minha atenção.

Hábito 2: eu leio a Bíblia todo dia sim, esse hábito de ler 1 hora por dia (sei que é bem mais que a média, sei que é muito para muitas pessoas) é para alcançar uma meta muito específica que me propus esse ano, daqui alguns meses volto a falar sobre isso. Então, onde está como vermelho é porque não li uma hora naquele dia, com base na minha meta de 2018, mas de forma alguma significa que não li a Bíblia naquele dia.

Hábito 3: pois é, falhei total em janeiro, não fiz exercício físico nenhum dia, mas principalmente porque estava ajustando remédio de controle da pressão, devo retomar agora nos próximos dias.

Em janeiro, alcancei 60% de sucesso nos hábitos que quero firmar, espero em fevereiro melhorar bem esse percentual. #oremos

É isso, espero que tenha conseguido chamar a atenção de que precisamos fazer o que realmente precisa ser feito hoje, porque o tempo está passando e logo chegará o mês de março e com ele termina o primeiro trimestre do ano, e não podemos apenas 'deixar a vida me levar'. 

Eu espero que todos nós tenhamos um mês de fevereiro abençoado por Deus e cheio de energia para nós corrermos atrás da realização de nossos objetivos já, sem precisar esperar o carnaval passar para começar a trabalhar, como é a fama do Brasil.

Caso tenha algum item desse post que você gostaria que eu escrevesse mais, por favor, deixe nos comentários. 

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...